Vivendo de blog: marketing de conteúdo de qualidade

Cada vez mais, o marketing de conteúdo ganha forças por ser uma forma real de ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Quando alguém fala em marketing de conteúdo, é importante frisar que não basta saber escrever bem, mas é importante também conhecer alguns detalhes importantes.

Muita gente trabalha em casa produzindo conteúdo para blogs, mas ainda não conseguiu descobrir como fazer disso uma fonte de renda suficiente para se manter.

Mas, então, qual será o pulo do gato?

Simples! Trata-se de entender a diferença entre produzir textos e fazer marketing de conteúdo.

PRA VIVER DE BLOG, É FUNDAMENTAL CONHECER E APLICAR O MARKETING DE CONTEÚDO!

Promotion Product Strategy Marketing Concept
Promotion Product Strategy Marketing Concept

Você provavelmente já ouviu falar de marketing digital, mas o que afinal seria o marketing de conteúdo?

Nesse artigo, vamos explicar o que é e como funciona o marketing de conteúdo e porque ele é uma estratégia fundamental para quem pretende ganhar dinheiro com blogs.

Você vai saber ainda como poderá aplicá-lo ao seu ao seu negócio e ampliar seu alcance e suas vendas.

O que é Marketing de Conteúdo?

VAMOS PRIMEIRO REVISAR O QUE É O MARKETING DIGITAL?

Crop hand drawing digital marketing plan
Crop hand drawing digital marketing plan

O marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing aplicadas nos meios digitais para a promoção ou divulgação de uma marca, de um produto ou serviço, com o intuito de atrair novos clientes e gerar um maior número de vendas.

E O MARKETING DE CONTEÚDO?

Blog
Blog

Bom, o marketing de conteúdo é uma dessas estratégias do marketing digital e tem a ver, como o nome mesmo diz, com o conteúdo desenvolvido.

Trocando em miúdos, o marketing de conteúdo é a forma estratégica de elaborar e tratar os textos que vão para o seu site ou blog, com a intenção de performar melhor nos mecanismos de busca, nas mídias sociais e, claro, gerando o máximo interesse no público alvo.

O marketing de conteúdo envolve técnicas para a criação, a publicação e a divulgação de conteúdos de qualidade personalizados para o público, que acabam contribuindo para fidelizar clientes, captar clientes novos e proporcionar maiores vendas.

Como fazer Marketing de Conteúdo?

Entering number of credit card on website
Entering number of credit card on website

A ideia principal por trás do marketing de conteúdo é o conteúdo de qualidade e adequado ao seu público-alvo.

Você então precisará produzir, disponibilizar e compartilhar um conteúdo de alta qualidade, mas que também consiga chegar mais facilmente ao seu público.

Dentro do marketing digital você utilizará técnicas para otimizar seu conteúdo para uma boa exposição, para alcançar um maior número de pessoas interessadas nele.

Porém, como já dissemos, apenas alcançar o público não basta. É preciso que o conteúdo seja de qualidade para cativá-los.

E O CONTEÚDO DE QUALIDADE, O QUE É?

Web Design Layout Content Devices Graphic Concept
Web Design Layout Content Devices Graphic Concept

São informações relevantes, que o seu público quer ou precisa. Que tenha profundidade e ao mesmo tempo seja fácil de entender e assimilar.

O material deve estar bem redigido, sem erros de português, mas deve também atender aos interesses do seu público, respondendo a dúvidas e oferecendo as soluções propostas por ele.

Vamos ver agora algumas técnicas do Marketing de Conteúdo:

SEO

monitor screengrab

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Buscas.

São técnicas de otimização do conteúdo para que ele se torne mais atraente e visível para as buscas como a do Google.

Otimizar seu site ou seu conteúdo com SEO faz com que ele seja mais facilmente encontrado por alguém, ao buscar por termos específicos. Portanto, o SEO é fundamental para uma maior exposição de seu conteúdo, atraindo um maior número de pessoas para o mesmo.


Promoção de conteúdo

Além de uma maior visibilidade nas buscas, é preciso promover o seu conteúdo nos mais diversos canais disponíveis atualmente, como:

  • FACEBOOK
  • INSTAGRAM
  • LINKEDIN
  • PINTEREST
  • EMAIL MARKETING


Esses são os principais meios para promover ou divulgar não somente os novos conteúdos.

Assim você ganha mais visibilidade e passa a alcançar cada vez mais pessoas que possam estar interessadas no seu conteúdo, seus potenciais clientes.

Rich content

Rich Content, ou Conteúdo Rico, são materiais onde você disponibiliza um conteúdo mais completo, organizado e bem bolado, que podem estar em diversos formatos, como ebooks ou infográficos.

Os usos comuns do formato de ebook são:

EBOOK PARA ISCA DIGITAL: Utiliza-se um pequeno ebook distribuído de forma gratuita.

Você pode solicitar o email de quem for baixar o ebook, para utilizá-lo mais tarde em campanhas de email marketing, ou pode utilizar esta isca para a venda de outro produto.


EBOOK PARA VENDA: Você pode criar ebooks completos, bem formulados e com um visual atraente para vender através do seu blog, utilizando Programas de Afiliados.


Redes sociais

Já falamos a respeito da promoção de conteúdo nas redes sociais, mas é necessário que seu blog tenha também uma presença regular nas redes sociais.

Através delas você pode estimular a participação ou o engajamento do seu público e colher importantes informações a respeito do mesmo.

Pode também utilizá-las como um canal direto de relacionamento e vendas.

Conteúdo em primeiro lugar

Existe um ditado que diz que “conteúdo é rei”. E é!

As pessoas se atraem e simpatizam com quem oferece conteúdo de qualidade, confiável e que resolva suas dúvidas de forma simples e eficaz.

Muitos empreendedores tem medo de oferecer informações precisas e acabarem perdendo a clientela, mas é exatamente o contrário:

  • quem está em busca e em condições de contratar alguém para fazer o que você faz, ao ver que você oferece informações de como fazê-lo de forma eficaz, sem medo da concorrência, você sabe o que faz melhor do que os concorrentes, portanto ele vai te contratar!
  • quem está em busca de fazer o que você faz por contra própria já não iria te contratar de qualquer forma, portanto não era seu prospect, mas pode vir a ser tornar com o tempo.
Whatsapp

Leave a comment